Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Cerimônia de cessão de área à Ufla acontece segunda, 13

Cerimônia de cessão de área à Ufla acontece segunda, 13

O prefeito Walker Américo Oliveira recebeu na segunda-feira, 6, uma comitiva de representantes da Universidade Federal de Lavras (Ufla), liderada pelo reitor José Roberto Soares Scolforo. Eles acertaram detalhes sobre o ato de assinatura do documento de transferência do terreno que o município doou à universidade, no Jardim Mediterranèe, para a implantação de seu campus. A cerimônia acontecerá no local, na próxima segunda, dia 13, às 15h. A expectativa é que iniciadas as obras, em dois anos e meio o campus esteja completamente pronto em Paraíso.

Também participaram do encontro a vice-reitora da Ufla, Édila Vilela de Resende Von Pinho, o pró-reitor de graduação, Ronei Ximenes Martins, funcionários da área técnica da Universidade, os deputados federal Carlos Melles e estadual Antonio Carlos Arantes, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo e vereadores. O reitor reforçou que a vinda da Ufla para o município está garantida. Ele lembra que em 2009, a universidade aprovou a expansão do campus da Ufla para São Sebastião do Paraíso, mas o Governo Federal da época não aceitou.

Há cerca de dois anos a Universidade, junto com deputado federal Carlos Melles e o prefeito Walker, vem trabalhando pela retomada do projeto que, segundo afirma, só ficou garantido com a condição de que as exigências da universidade fossem atendidas, principalmente a disponibilidade do recurso financeiro necessário para a implantação e manutenção do campus em São Sebastião do Paraíso. “A verba já está assegurada para iniciar e concluir o empreendimento. Devemos considerar que existe certa instabilidade no cenário político, por isso, pretendo concluir as licitações até o final deste ano. Estando prontas, empenho todo o recurso e, feito isto, ninguém pode me tirar esta verba que foi destinada. Eu trabalho de forma muito segura, porque tudo o que fazemos envolve pessoas, e é preciso este cuidado para não decepcioná-las. Eu só vim aqui porque tenho algo seguro para apresentar. Eu tenho respeito pela população local, que fica na expectativa, e mais do que isto, tenho que zelar pelo nome de uma instituição que é muito qualificada, chamada Universidade Federal de Lavras”, enfatiza.

Scolforo disse ainda que a Ufla tem mantido ritmo de crescimento e este é um momento histórico para a Universidade, pois, ela realizada sua primeira expansão foram do campus de Lavras. Para a vice-reitora, Édila Vilela de Resende Von Pinho, não poderia haver um espaço melhor para este novo campus da Ufla. “Será um sucesso, o que tinha que ter sido feito por todos os agentes aconteceu, e agora temos que dar celeridade daqui para frente aos processos de licitação para as estruturas que serão construídas, para contração de professores e servidores técnicos. O nosso maior desafio é a expansão com qualidade, porque expandir por expandir outras universidades têm feito isso. Porém, temos uma equipe diferenciada e altamente qualificada e comprometida com a qualidade do ensino”, completa.

Aproveitando sua estada em Paraíso, Scolforo também pretende se reunir com líderes de bairros e empresários. Na segunda-feira a noite ele deve ir a Câmara Municipal para expor o projeto e falar sobre o futuro da Ufla em Paraíso.

Início das atividades — A proposta inicial da Ufla é a implantar quatro cursos, sendo três de engenharia (softwares, produção e industrial), com duração de cinco anos, além de um bacharelado interdisciplinar de três anos. Segundo Scolforo, após professores serem contratados, os melhores serão submetidos a um mestrado em Tecnologias para Agroindústria. “A lógica é que, daqui a cinco anos, estejamos com 1.020 alunos. Este é o nosso início. Lembrando que em 1994, com 86 anos de Ufla, a comunidade nossa era de 2.800 pessoas. Então estamos começando muito forte e a tendência depois é ir criando novos cursos. Ao longo dos anos, com uma estrutura desta, em um lugar como este, é certo que a Universidade vai viabilizar aqui vários cursos de graduação e pós-graduação, mestrado e doutorados, que é o que mais faz a geração do conhecimento, da ciência, tecnologia e inovação”, ressalta.

O reitor da Ufla garantiu que o processo seletivo para as vagas que serão ofertadas pela universidade em Paraíso acontece entre o final deste ano e início de 2019. A estimativa é contratar 66 professores a partir do ano que vem e mais 60 técnicos ao longo de dois anos. Estes são do quadro de servidores concursados. Também haverá a contratação de pessoas terceirizadas, que serão responsáveis por cuidar do campus, como limpeza, vigilância, manutenção, entre outros.

A Prefeitura irá disponibilizar uma área para o início das aulas enquanto a construção do campus em Paraíso é realizada. “Os cursos vão iniciar em uma área da prefeitura, porque não vamos esperar dois anos e meio para começarmos as aulas. Serão adequados alguns laboratórios e, durante este tempo, iremos trabalhar em uma área mais central da cidade. À medida que ficarem prontas as instalações da Ufla, iremos aos poucos realocando as turmas, até que mudemos 100% para a nova estrutura”, explica.

O prefeito analisa a possibilidade de disponibilizar o imóvel do Anexo I, na Lagoinha, para que a Ufla inicie suas atividades, devendo a pré-escola municipal, que atualmente funciona no prédio, ser transferida para outro local. “A Prefeitura está tomando todas as medidas necessárias para agilizar a vinda do campus da Ufla/Paraíso. Isto é uma marco para a nossa cidade. A força política faz com que isso aconteça e o sonho de ter um Sesc e uma universidade federal se tornam realidade. Será um ganho não apenas para a educação local e regional, mas também para a nossa economia, o comércio, o mercado imobiliário, o de serviços e, certamente, também dará ânimo aos estudantes e profissionais do ensino. Convido a todos para a cerimônia da próxima segunda-feira, quando faremos a cessão da área para a Ufla”, concluiu o prefeito.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3386