Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Cultura: atualização do inventário municipal

Cultura: atualização do inventário municipal

ATUALIZAÇÃO DO INVENTÁRIO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

O Inventário constitui-se, num primeiro momento, como instrumento de conhecimento para proteção dos bens culturais. Constiui-se também como operação permanente e sistemática de identificação, análise, conhecimento e monitoramento das áreas inventariadas. Em última instância, é item integrante do conjunto documental enviado anualmente ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artistico de Minas Gerais — IEPHA.

Nesse sentido, a atualização do Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural tem como finalidade verificar a situação do bem cultural já inventariado, readequar informações e ou acrescentar, e incluir novos bens de valor histórico e cultural municipais, que ainda não tenham sido inventariados.

O inventário é um dos instrumentos de proteção utilizados na política de preservação patrimonial. Mas, também, constitui-se como base para pesquisas e estudos temáticos da cultura e memória local; e base para outros tipos de instrumentos de proteção como tombamentos; diretrizes especiais para cenários culturais urbanos específicos e as respectivas atividades que dialogam com o espaço.

Em conjunto com a educação patrimonial e com ações que articulam os vários campos do sistema cultural paraisense, o inventário também pode e deve orientar planos de desenvolvimento sustentável local, de turismo e de qualidade de vida, ancorados na identidade cultural paraisense; e principalmente, deve balisar ações do poder público local, conselho do patrimônio e de entidades civis.

A gerênica de cultura municipal, setor responsável pelo patrimônio cultural paraisense, em parceria com o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural definiram para o exercício de 2021 divulgar os bens atualizados através da produção e distribuição de marcadores de páginas para livros, conforme o ano passado, tendo em vista o resultado positivo alcançado. A distribuição acontece na Biblioteca Municipal Prof. Alencar Assis para o público em geral.

As fichas de inventário atualizadas estão à disposição para consulta pública na Casa da Cultura, em conjunto com a legislação relacionada ao Patrimônio Cultural, tendo em vista o crescente interesse de universitários no tema. As fichas de inventário atualizadas neste ano compreendem quatro bens culturais: Residência Geralda Gusmão, Prédio Flávio Joele Soares de Moraes, Praça Comendador João Alves, e Escola Municipal Coronel José Cândido (também tombada municipalmente),

Como processo contínuo de construção da identidade local e da memória, a tutela dos bens culturais, por meio do inventário, segue um plano de atualização aprovado pelo IEPHA e alinhado às orientações da deliberação normativa Nº 20/2018 do CONEP — para o exercício 2021.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias/3614