Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Dia inesquecível: crianças simulam sessão em visita à Câmara Municipal

"Dia inesquecível": crianças simulam sessão em visita à Câmara Municipal

As crianças de hoje são os eleitores e detentores de cargos políticos de amanhã. Por isso, nunca é cedo para começar a formação política. Essa quarta-feira (4) foi dia de receber os alunos de seis a oito anos do Colégio Objetivo para uma visita ao prédio da Casa Legislativa. Animados, os pequenos sentaram nas cadeiras dos vereadores, simularam uma sessão e fizeram pedidos de melhoria para a cidade. Se depender da opinião deles, foi um dia para ser lembrado.

A professora da turma, Rosana Alves de Souza, explicou que a visita faz parte de um projeto, no qual cada criança é responsável por dar uma aula aos colegas, aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. "Uma delas queria saber sobre a vida política na cidade, então nada melhor do que vir à Câmara Municipal. Os vereadores Marcelo Morais e Cidinha Cerize acompanharam a turma e falaram várias coisas que eles podem fazer pela cidade, que o povo pode reivindicar, que podem vir à Câmara; foi uma visita muito rica".

Patrícia Neto Pereira Rupp é a mãe do aluno que sugeriu o tema e também participou do evento. Ela falou sobre a importância do engajamento das crianças na vida política: "são pequenas coisas, mas a inserção da escola na vida política agrega muito. Acredito que a política já deveria ser disciplina escolar, os alunos deveriam aprender a Constituição Federal desde cedo, fazer o hasteamento da bandeira, saber a função de cada cargo, para que eles possam participar. Senão eles serão governados sem saber quem governa e porquê".

Patrícia completa: "as crianças comentaram que foi inesquecível. Poder participar pra eles é muito emocionante e isso já planta uma sementinha, deixa eles com aquela vontade de conhecer, de saber e participar mais. Eles vão ser verdadeiros cidadãos, não vão ser cidadãos isentos, ilesos, que não se interessam pelos movimentos sociais", celebra.

 

Fonte: http://www.camarassparaiso.mg.gov.br/mostra-aconteceu.php?s=-dia-inesquecivel-criancas-simulam-sessao-em-visita-a-camara-municipal