Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Educadores estudam o Currículo Mineiro (BNCC)

Educadores estudam o Currículo Mineiro (BNCC)

No dia 31 de agosto, professores, coordenadores pedagógicos e diretoras escolares da rede municipal de ensino de São Sebastião do Paraíso se reuniram para estudar a versão preliminar do Currículo Mineiro em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) tiveram a oportunidade de estudar o organizador curricular de Minas Gerais, analisar as habilidades propostas para cada ano escolar e apresentar sugestões de melhoria do documento.

Segundo a diretora da Escola Municipal de Termópolis, Elizete Carvalho Gonçalves de Aguiar, o encontro possibilitou leituras e análises coletivas. “Gostei muito dessa oportunidade, porque pudemos analisar juntos a versão preliminar do Currículo, acrescentar aquilo que achamos relevante para a nossa comunidade escolar, fazendo adequações que julgamos necessárias, contribundo, assim, para a construção do Currículo Mineiro”. Para ela, é preciso ter um olhar cuidadoso acerca da BNCC, já que “ela nos tirará da zona de conforto, proporcionando o crescimento de todos nós rumo à formação de cidadãos proativos e éticos, completa.

A professora de Ciências, Maria das Neves de Oliveira Ferreira, também considerou as discussões por área produtivas, porque “houve a oportunidade de fazermos análise dos conteúdos em cada ano escolar, refletindo sobre o que deveria ser acrescentado”.

A secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, ficou satisfeita com o resultado do trabalho em equipe. “Sabendo da importância de todos nós estudarmos a Base Nacional Comum Curricular, bem como o Currículo Mineiro, julgamos necessário promover espaços para discussões, entre toda a equipe escolar, sobre esse documento que servirá de parâmetro para todo o país. Destacou, ainda, a premência de reconhecer os educandos como sujeitos de direitos. “Nossos alunos merecem o nosso melhor, precisam ter a chance se expressar com desenvoltura, respeitar uns aos outros, resolver conflitos em seu cotidiano, sabendo conviver com as diferenças sociais, culturais, dialetais, de quaisquer naturezas”.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3413