Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Horticultores definirão destino da AproHort

Horticultores definirão destino da AproHort

Uma reunião marcada para a próxima segunda-feira, 23, deverá definir o destino da Associação dos Produtores de Hortaliças de São Sebastião do Paraíso e Região (AproHort). A expectativa é de que, com o novo chamamento, os cerca de 40 associados possam comparecer para debaterem a situação da entidade, que está com sua diretoria vencida. Na primeira reunião ocorrida dia 16 de julho, foram poucos os associados compareceram para definir se ela será mantida ou terá suas atividades encerradas.

A AproHort foi criada há três anos quando a atividade de produção de hortaliças ganhou uma grande impulso no município. O objetivo na época de sua criação era de possibilitar a comercialização de hortifrutis produzidos no município junto a grandes centros consumidores, através de um Centro de Distribuição (CD). Desde a implantação do Programa de Fomento a Horticultura (PFH), os produtores rurais foram incentivados a ampliar suas áreas de produção e também aumentaram as variedades plantadas. Com o auxílio de assistência técnica qualificada, o objetivo era ganhar escala e qualidade para que os produtos locais fossem comercializados em centros comerciais como o Ceagesp em Ribeirão Preto e São Paulo.

Nas primeiras remessas feitas eram encaminhadas 12 toneladas de alimentos por semana para serem comercializadas na Ceagesp de Ribeirão Preto. Os produtores locais chegaram a alugar um box para ter um espaço próprio para os negócios. Remessas também foram feitas para São Paulo. Com o passar do tempo, a maioria dos produtores foram desistindo da comercialização nos grandes centros, mas mantiveram suas produções para vendas nas feiras, nos comércio locais e regionais, além de fornecerem seus produtos para as aquisições da merenda escolar na rede municipal e estadual. No entanto, a associação foi sendo desativada e algumas dívidas se acumularam.

Para tentar resolver o destino da AproHort, foi marcada inicialmente uma reunião entre os associados. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, na segunda-feira, 16, mas apenas oito produtores compareceram. Eles debateram a situação e as possibilidades existentes sobre a manutenção e o fechamento da associação. Contudo, por não haver sequer metade mais um dos associados — quantidade que configurasse a maioria, não foi tomada nenhuma decisão.

Conforme o chefe de Departamento, Marco Aurélio Alves de Paula, optou-se por fazer novo chamamento entre os associados para que a situação seja deliberada. “É preciso ouvir os produtores envolvidos, são eles quem vão decidir o destino da AproHort, se ela permanecerá em funcionamento ou não”, observa. Para isso uma nova reunião foi marcada para a próxima segunda-feira, 23, às 16h na Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário. “Estamos fazendo contato com todos os associados e interessados para que participem e ajudem na tomada de decisões. Por enquanto as opiniões estão divididas, há propostas para que se feche e há quem esteja disposto a continuar o trabalho que foi iniciado. Todos são bem vindos”, finaliza.

fotos: Roberto Nogueira

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3366