Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Paraíso participa de estudo sobre o Currículo de Minas Gerais

Paraíso participa de estudo sobre o Currículo de Minas Gerais

Representantes de São Sebastião do Paraíso participaram esta semana em Belo Horizonte dos estudos sobre como o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) será implantado em todas as escolas do Estado. Da Secretaria Municipal de Educação estão a titular da pasta, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos e as assessoras pedagógicas, Elenir Novaes e Marília de Souza Neves. Pela 35ª Superintendência Regional de Ensino, Adriana Tolomelli Zanchetta, Sílvia Regina Menossi Amaral e Maria Regina Ricci.

“Foi muito importante participar desta formação, pois tivemos a oportunidade de conviver com diferentes pessoas que buscam o mesmo objetivo: garantir a todos os alunos da rede pública (sejam do município ou do estado) as condições necessárias para aprender de modo significativo, por meio de um currículo que contemple os objetos do conhecimento básicos que os estudantes necessitam para sua formação integral”, afirmou a secretária Maria Ermínia.

Nessa formação presencial, participaram representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Secretaria de Estado, coordenadores regionais, articuladores e multiplicadores das diversas Superintendências Regionais de Ensino e das secretarias municipais de todo Estado. “Todos terão a incumbência de repassar as informações obtidas, bem como as oficinas vivenciadas, a outros profissionais da educação, como diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores, com o intuito de que todos utilizem de forma adequada e coerente o CRMG a partir de 2020”, ressaltou a secretária. Haverá, também, formações por meio de cursos à distância (EaD), disponíveis gratuitamente a todos os professores e profissionais da educação.

O Currículo Referência de Minas Gerais foi homologado no final de 2018 e elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo resultado da revisão dos currículos de todas as redes educacionais. Ele terá de ser implantado, também, na rede privada, por ser um “documento legal” que busca a garantia de direitos educacionais a crianças e jovens do Estado. O ano de 2019 é de transição, dedicado à formação dos profissionais da educação e estudo do Currículo Referência. Já em 2020, ele estará efetivamente nas escolas.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias/3615