Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Paraíso realiza 1ª Conferência Municipal de Direitos do Idoso

Paraíso realiza 1ª Conferência Municipal de Direitos do Idoso

O Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI) de São Sebastião do Paraíso realizou na quarta-feira, 3, a primeira edição da Conferência Municipal voltada para este setor.  O evento teve como tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Durante o encontro, foram realizadas atividades como palestras, debates de ideias, além da tradicional votação de propostas para a Conferência Estadual de 2019 e eleição de delegados.

LEIA TAMBÉM:

Caminhada marca início da Semana do Idoso

Semana do Idoso acontece de 1 a 5 de Outubro em Paraíso

Para a abertura oficial da Conferência foi composta a mesa dos trabalhos, que contou com a presença da presidente do CMDI, Paula Pimenta, do prefeito Walker Américo Oliveira, a vice-prefeita, Dilma Aparecida de Oliveira, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcelo São Julião e o conselheiro Valdemar Galvão. As dependências do anfiteatro do Ceduc ficaram lotadas de participantes, integrantes da terceira idade e representantes de diversos segmentos da comunidade paraisense.

Em seu pronunciamento, Paula destacou a importância do Conselho que foi criado neste ano e que vem realizando um trabalho importante junto a seu público alvo. O conselheiro Valdemar falou sobre a composição do órgão que é misto, tendo 50% de representação do poder público e a outra metade formada por membros da sociedade civil. O secretário Marcelo São Julião lamentou que os investimentos não acompanham o ritmo de envelhecimento da população e que o Estado não se preparou para o quadro atual.

A vice-prefeita Dilma Oliveira relembrou que, quando vereadora, fez a proposição da legislação para a criação do Conselho do Idoso em Paraíso. “Agora, junto com o prefeito Walker, estamos tendo a possibilidade de colocá-lo para funcionar e atender o setor. Segundo os estudos, até 2050 teremos mais idosos do que jovens no Brasil”, declarou.

O prefeito Walker Américo parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Conselho e destacou a necessidade de se ter carinho, respeito e ser tratado com dignidade. “Estou fazendo isso na minha administração, tentando pagar em dia os nossos aposentados e tomando outras atitudes e ações para o setor”, disse. Ele defendeu a família como sustentáculo do cidadão para se ter uma sociedade  mais justa e fraterna.

Na sequencia foram realizadas apresentações como o monólogo de André Cruvinel, membro da Academia Paraisense de Cultura, escrito especialmente para tratar da situação do idoso. O advogado Fábio Martins fez a leitura do Regimento Interno da Conferência. Ainda foi realizada uma palestra com a especialista Meire de Souza Neves, mestre em Serviço Social. Ela abordou o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

Em seguida foram apresentados os eixos de discussão analisados nas pré-conferências. Eles foram votados e receberam destaques em relação a questões relacionadas à educação, saúde, segurança, transporte, acessibilidade e outros segmentos. As propostas aprovadas estão em fase de redação final e serão encaminhadas para a Conferência Estadual que deverá ocorrer até agosto de 2019. Ao final do evento, foram eleitos os delegados e suplentes que deverão representar o município.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3432