Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Paraíso recebe nesta semana o caminhão Expresso da Vida

Paraíso recebe nesta semana o caminhão Expresso da Vida

Até quinta-feira, dia 22, está em São Sebastião do Paraíso o caminhão “Expresso da Vida” para a realização de exames de mamografia em mulheres da zona rural do município. O atendimento acontece no Ambulatório Municipal — ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para onde estão sendo encaminhadas as pacientes selecionadas desde o ano passado e que estarão retornando. “É um trabalho muito importante para a prevenção e, queremos dizer a quem não pode ser atendido neste momento, que procure as unidades de saúde para o agendamento dos exames que acontecem o ano todo”, disse Ana Carolina Leite Coelho Ferreira, enfermeira do setor de Saúde da Mulher.

Nesta oportunidade serão atendidas cerca de 160 mulheres com idade entre 40 a 69 anos e que são moradoras da zona rural. “A vinda do caminhão é uma parceria da empresa de cosméticos Avon com Hospital Regional do Câncer de Passos”, explica Carolina. Ela destaca que, no ano passado, foi possível fazer alguns encaixes para os casos das mulheres que faltaram, mas que, neste ano, não existe esta possibilidade. “Devido aos cortes do governo, estamos tendo algumas limitações, então o caminhão está vindo, prestando o atendimento, mas com algumas restrições, não por nossa vontade”, esclarece.

O objetivo é fazer com que as mulheres realizem os exames de rastreamento de mama e de colo uterino. Quem não foi contemplada no mutirão, pode buscar o agendamento na USFs. Para as mulheres que são moradoras da zona rural que queiram ser atendidas, deve-se buscar informações na sala 5 do Ambulatório. “Quem não fez a mamografia e o papanicolau, pode procurar este setor para providenciar estes exames”, aponta.

Durante a visita do caminhão também serão ofertados outros atendimentos. “Teremos avaliação odontológica, exames e testes rápidos da infectologia para hepatite B, C, HIV e sífilis. Como estas mulheres tem dificuldades em vir à cidade para estes objetivos, nós queremos oportunizar e colocar todos os exames em dia”, explica Carolina. Ela ressalta a importância da realização dos exames como medida norteadora para o tratamento. “Hoje o câncer tem cura sim, mas se diagnosticado no início as chances se tornam muito maiores. Por isso, pedimos a realização dos exames anualmente. Isso não impede o aparecimento da doença, mas possibilita descobri-la no começo, o que irá fazer toda a diferença tanto para a questão de um tratamento, menos agressivo e com maiores chances de cura e assim conseguimos salvar vidas”, esclarece.

A enfermeira frisa que o trabalho não se restringe ao Outubro Rosa e as ações para o atendimento às mulheres são disponibilizadas durante todo o ano. “Tivemos uma campanha ampla em outubro, com seminário, palestras, rodas de conversa, caminhada, mas é importante dizer que o atendimento está disponível o ano todo”, esclarece. Carolina finaliza informando que o setor está disponível o ano todo para atender as mulheres. “Em outubro participamos de uma campanha mundial, por isso as ações são intensificadas, neste período, mas mantemos o serviço de janeiro a dezembro”, conclui.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3470