Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Paraíso seleciona 10 redações ao projeto EPTV na Escola

Paraíso seleciona 10 redações ao projeto EPTV na Escola

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso entregou na manhã de sexta-feira, 5, certificados a dez alunos que tiveram suas redações selecionadas na etapa local do projeto “EPTV na Escola 2019”. O tema proposto este ano foi “Quando a mentira parece verdade” — uma reflexão sobre o que são “fake news”, por quem e com que propósito são produzidas e como sua disseminação acontece. Ao todo, 813 estudantes da rede pública e privada fizeram redações.

De Paraíso, participaram 107 alunos da rede municipal, 616 da estadual e 90 da particular, envolvendo 20 escolas. Os dez classificados foram Tales Antônio Martins (Colégio Galileu), Isadora Teles Pimenta e Sophia Ronerta Izá Silva (Colégio Paula Frassinetti), Grazieli Alves Marques Gonçalves (E.E. Benedito Ferreira Calafiori), Ezequiel Gonçalves da Silva (E. E. Clóvis Salgado), Maria Eduarda Camargo Brandão (E. E. Paraisense), Laiza Caroline Campos (E. E. Paula Frassinetti), Stephanie Luana Ferreira (E. M. Termópolis), João Felipe Catarino dos Santos (E. M. Francisco Daniel) e Carolina Aparecida Borges (E. M. Napoleão Volpe).

A seleção das dez melhores redações na etapa local é feita por uma comissão formada por um representante da 35ª Superintendência Regional de Ensino, um da Secretaria Municipal de Educação e um que entenda da área do tema abordado. Cada escola participante escolhe as três melhores redações nas suas unidades e enviam para análise e pontuação desta Comissão. A semifinal com pré-seleção realizada por jornalistas da EPTV para a definição das redações dos alunos de cada cidade que irão para a seleção final acontece em setembro. A solenidade de encerramento e entrega dos prêmios aos dez finalistas, à  escola do aluno primeiro colocado e aos professores orientadores dos alunos finalistas será dia 31 de outubro em Varginha.

O “EPTV na Escola” é um concurso de redação entre todos os alunos do último ano do ensino fundamental II das cidades de cobertura geográfica da emissora. Os dez estudantes classificados de cada município, exceto Varginha, Poços de Caldas e Pouso Alegre — que serão 20, ganham um dia de passeio em Varginha com direito de visita à sede da EPTV e ao shopping da cidade. No final, serão escolhidos os dez melhores trabalhos da região, sendo que os autores ganham prêmios e fazem parte da produção de uma série de reportagens baseadas no texto das redações finalistas que será exibida no telejornal.

O projeto propõe a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação, o conhecimento do processo de produção de um telejornal, integração entre as escolas e a programação da EPTV como recurso educacional. Sobre o tema da redação, a proposta também visa identificar, proteger e checar as informações que chegam até nós por meio das mídias digitais, alertando a sociedade sobre as responsabilidades e consequências de tomarmos decisões baseadas em “falsas verdades”.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3566