Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Parlamento Jovem 2019 realiza Plenária Municipal

Parlamento Jovem 2019 realiza Plenária Municipal

O Parlamento Jovem 2019 de São Sebastião do Paraíso realizou a Plenária na noite de ontem, na Câmara Municipal. No evento, os jovens apresentaram as propostas criadas e discutidas no decorrer das oficinas realizadas sobre o tema "Discriminação Étnico Racial".

Durante a Plenária, os participantes avaliaram as melhores propostas que, se aprovadas nas etapas regional e estadual, tramitarão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, podendo se tornar lei estadual. Foram discutidos e votados 22 projetos, tais como o "Esporte sem Racismo", que visa inibir atos preconceituosos com punição contra clubes, a criação de programas para conscientizar policiais contra o racismo em abordagens e reserva das vagas de emprego para negros e indígenas em empresas de iniciativa privada com mais de 100 empregados.

Estiveram presentes a diretora da Escola Municipal Ibrantina Amaral, Elisangela Marques Teixeira Rabella, a servidora da equipe pedagógica da diversidade e inclusão da superintendência regional de ensino, Sueli Luzia Soares Silva e a vereadora Cidinha Cerize (PSDB).

O coordenador eleito da Plenária Municipal, Guilherme Henrique Corsi, destacou que "o Parlamento Jovem deste ano abordou um ótimo tema. Eu quis ser coordenador por curiosidade, pois pesquiso bastante a respeito de política, acho muito interessante acompanhar as sessões da Câmara, as funções da comissões. Participar foi uma das melhores formas de 'lazer' para mim esse ano".

"Eu acredito que esses meninos vão chegar muito preparados. Nós temos um sonho de uma nova política, que acredito estar perto de ser realizado. Podem sair daqui vereadores, prefeitos e quem sabe, deputados e governadores bem preparados, eles estão tendo essa base. Isso nos deixa muito orgulhosos", destacou a diretora Elisangela Rabella.

Sueli Silva afirmou que as propostas foram muito bem trabalhadas e há possibilidades de que alguma proposta se torne lei. "São alunos que realmente se dedicam e estudam para estar aqui hoje fazendo esse debate do Parlamento Jovem. É gratificante vermos essa quantidade de jovens expondo suas opiniões, fazendo um debate por uma causa que vai longe", afirmou.

Cidinha Cerize destacou a importância da participação da juventude na política. "Minha participação na Plenária é para trazer o questionamento, fazendo com que os jovens aprendam a debater e se posicionar. Gostei muito das propostas e das dinâmicas. Mais jovens deveriam participar pra que se conscientizem e haja um futuro melhor da nossa política", concluiu a vereadora.

 

Fonte: http://www.camarassparaiso.mg.gov.br/mostra-aconteceu.php?s=parlamento-jovem-2019-realiza-plenaria-municipal