Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Pela primeira vez, Paraíso participa da Gincana do Saber Mirim Regional

Pela primeira vez, Paraíso participa da Gincana do Saber Mirim Regional

A Escola do Legislativo Prefeito Alípio Mumic, da Câmara de São Sebastião do Paraíso, participou da etapa regional da Gincana do Saber Mirim, nessa terça-feira (5).  Essa é a primeira vez que o município tem representantes na competição.

A gincana testa os conhecimentos aprendidos pelos alunos sobre a Constituição em Miúdos, obra que traduz de forma mais simplificada o conteúdo da Constituição Federal. Estudantes do Ensino Fundamental II de 18 cidades do Sul de Minas participam da edição deste ano, que está acontecendo em São Lourenço entre os dias 4 e 8 de novembro.

Na terça-feira, os alunos disputaram a vaga para a final com outros quatro municípios: Andradas, Paraguaçu, Carmo do Rio Claro e Ouro Fino; sendo o último o que saiu vitorioso.

Vencedores da etapa municipal, Ana Alice e Leandro, da Escola Municipal de Termópolis, foram os representantes de Paraíso. Para Paula Paschoini, professora orientadora da dupla, a experiência foi muito enriquecedora, "tanto para minha parte profissional, quanto para os alunos. Acredito que nenhum conhecimento é perdido, tudo que eles aprenderam eles vão levar para o restante da vida deles".

Mayara Gouvea, assessora de comunicação e diretora da Escola do Legislativo da Câmara de São Lourenço, ressalta que o mais importante do evento é o conhecimento adquirido pelos jovens. "As perguntas que eles responderam, estando no Ensino Fundamental II, são técnicas. É difícil encontrar alguém na população que saiba responder de uma forma tão técnica", disse.

Segundo ela, o tempo que os alunos dispuseram para se debruçarem sobre a Constituição Federal é muito valioso e, por si só, cumpre com o papel das escolas do legislativo: de levar cidadania e formação política aos estudantes. "Alunos de 11 a 14 anos, tão novos e já sabendo tanto sobre a nossa Constituição Federal, isso é motivo de muito orgulho para os professores, orientadores, Câmaras e Escolas do Legislativo que aderiram à Gincana do Saber Mirim Regional", concluiu.

 

Fonte: http://www.camarassparaiso.mg.gov.br/mostra-aconteceu.php?s=pela-primeira-vez-paraiso-participa-da-gincana-do-saber-mirim-regional