Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Prefeitura discute moradores em situação de rua

Prefeitura discute moradores em situação de rua

As secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Segurança Pública estiveram reunidas na manhã de quarta-feira, 18, para debater possíveis soluções para o caso dos moradores em situação de rua. Visitas a familiares e abordagens sociais têm sido realizadas em praças e poderão ser intensificadas a fim de minimizar alguns problemas que foram relatados na reunião.

A maioria dos casos é por dependência química e muitos dos moradores são da própria cidade, saem de suas casas para viver na rua por motivos diversos e encontram auxílio junto à população, igrejas e instituições.

A proposta busca envolver representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o Ministério Público, hospitais, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), entre outros segmentos, para elaborar um plano de ação e uma política pública a ser adotada para a solução do problema. Muitas das propostas esbarram na lei que é limitada, uma vez que não se pode obrigar a pessoa a fazer tratamento ou a voltar para casa ou a ir para outra cidade.

A ação social está elaborando uma campanha educativa voltada para a população, orientando a não dar esmolas e encaminhar estes moradores em situação de rua para alguma instituição que faça este acolhimento. O grupo volta a se reunir dia 2 de outubro, às 9h, para continuar a discussão do assunto.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias/3595