Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Rede municipal de ensino inicia estudo da Constituição em Miúdos após entrega dos materiais

Rede municipal de ensino inicia estudo da Constituição em Miúdos após entrega dos materiais

Escolas da rede municipal de ensino de São Sebastião do Paraíso já deram início aos estudos da Constituição em Miúdos em sala de aula. Os exemplares foram distribuídos aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II nos últimos dias, após serem disponibilizados à Secretaria de Educação pela Câmara Municipal.

Foram adquiridos e disponibilizados, no total, 150 exemplares da Constituição em Miúdos e 600 da Cartilha de Atividades, destinada ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Com isso, as turmas começam os estudos que contribuirão para a formação cidadã dos jovens.

Adaptada à linguagem juvenil, a Constituição em Miúdos visa a despertar  interesse pela Constituição Federal e pelo universo da vida pública, propiciando a reflexão sobre as garantias constitucionais e desenvolvendo uma postura mais crítica e atuante no cenário político do Brasil.

Levando ao conhecimento dos jovens os direitos e deveres previstos na Carta Magna, o estudo da obra busca garantir o efetivo exercício da cidadania e mudar o paradigma social de desinteresse por política no Brasil.

O diretor da Escola do Legislativo falou sobre o projeto na sessão ordinária dessa segunda-feira (16): "É um termo de cooperação entre a Escola e o Senado Federal, que proporcionou a aquisição desses materiais. Hoje, todos os alunos já estão com as Constituições em Miúdos nas mãos, trabalhando em sala de aula. Convido as escolas particulares e estaduais a procurar a Escola do Legislativo, adquirir e fazer o uso da obra".

Para ele, a inserção da Constituição, da cidadania e da educação cidadã e política dos jovens os tornará "cidadãos mais críticos e até políticos melhores. Tenho certeza que estamos plantando uma sementinha que vai gerar ótimos frutos".

Gincana do Saber Mirim

Em consonância com o estudo da Constituição em Miúdos, pela primeira vez a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso está participando da Gincana do Saber Mirim. A competição acontece em âmbito municipal e regional, testando de forma dinâmica e divertida os conteúdos aprendidos.

A etapa municipal ocorrerá no dia 1º d outubro, às 8h. As duplas de alunos, representantes dos 8º anos da rede municipal, farão uma prova de múltipla escolha. Os melhores colocados serão os representantes do município na etapa regional, a ser realizada em São Lourenço no início de novembro.

 

Fonte: http://www.camarassparaiso.mg.gov.br/mostra-aconteceu.php?s=rede-municipal-de-ensino-inicia-estudo-da-constituicao-em-miudos-apos-entrega-dos-materiais