Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Vereador de São José da Barra faz apelo para preservação do Lago de Furnas

Vereador de São José da Barra faz apelo para preservação do Lago de Furnas

 

Ao usar a Tribuna Livre, o vereador de São José da Barra, José Antônio Bícego (PSL), fez um apelo aos vereadores e munícipes de São Sebastião do Paraíso para unir forças em prol do Lago de Furnas, devido aos baixos níveis de água na represa. Ele teme que a depreciação do lago leve à sua privatização, prejudicando o turismo e a economia dependentes dele. 

O vereador pontuou que a atividade-fim de Furnas não deve ser apenas a geração de energia, mas também social. "A agricultura, o turismo e os pescadores dependem da represa, essa é a amplitude que esse reservatório representa para nós. É difícil a pessoa ter uma pousada, chegar lá e não tem ninguém". 

O assunto foi debatido em uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG em maio deste ano, culminando na formação da Frente Parlamentar Itamar Franco, que defende uma cota mínima de volume para o reservatório. "Hoje a represa de Furnas está com volume de 29,73% e a da Usina Hidrelétrica Mascarenhas de Moraes está com 44,77%. A gente precisa manter o nível no mínimo 65%, precisamos preservar o mar de minas", disse Bícego.

José Antônio Bícego convidou os vereadores para um evento no dia 7 de outubro, promovido pela Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), na barragem da usina de Furnas, em São José da Barra. Apesar de Paraíso não ser banhada pelo lago, o vereador reforça que muitos paraisenses possuem rancho nas margens dele. "Muita gente depende do turismo, há turistas de todos os municípios". 

O vereador Marcelo Morais pediu o envio de ofício à Presidência do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)  para explanar sua preocupação em relação a esse movimento. "E que seja despachado ofício desse movimento regional para que todos os deputados da nossa região recebam cópia e apoiem essa causa, pois quanto mais gente fomentando esse debate, melhor". Jerônimo da Silva (DEM) aproveitou para estender o envio à Associação Mineira dos Municípios - AMM.

José Luiz das Graças (DEM) também se manifestou: "agradeço a sua presença e preocupação em um caso tão delicado. Nosso estado deixa de arrecadar milhões de reais por não manter o lago no nível que manteria as empresas, os restaurantes, ranchos... A economia poderia girar. Espero que o governador possa fazer frente nesse movimento, ele tem o poder para fazer as mudanças necessárias".

Lisandro Monteiro (SD) agradeceu a presença do vereador José Antônio Bícego e reforçou o apoio da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso à causa.

 

Fonte: http://www.camarassparaiso.mg.gov.br/mostra-aconteceu.php?s=vereador-de-sao-jose-da-barra-faz-apelo-para-preservacao-do-lago-de-furnas