Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Vereadores questionam aumento das contas de água

Vereadores questionam aumento das contas de água

Os valores cobrados na conta de água foram tema de uma reunião entre os vereadores e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa, realizada nessa quinta-feira (12).

Baseados na reclamação de cidadãos, Lisandro Monteiro (SD) e Luiz de Paula (PHS) foram à Companhia para tirar dúvidas sobre o aumento na cobrança em um curto período de tempo.

O presidente da Casa, Lisandro Monteiro, informou que irá formalizar um ofício convidando a diretoria da empresa a participarem de uma reunião da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação para prestar esclarecimentos aos vereadores.

Representantes do setor comercial e de engenharia explicaram que a Resolução 127/2019, da Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais), autorizou o reajuste médio de 8,38% nas faturas de água e esgoto da Copasa em todo o estado, a partir de agosto. Além disso, é necessário verificar na conta se o valor elevado não é fruto do aumento do consumo no período de calor.

Outra questão em relação ao gasto de água é que a Companhia trabalha com faixas de consumo, que têm valores pré-determinados. Portanto, ainda que o consumo em uma residência não tenha aumentado tanto, se o cidadão saiu de uma faixa para outra maior, a cobrança terá diferenças.

Mais um fator de influência é a retirada de famílias da Tarifa Social. Essa tarifa é um benefício concedidos a famílias de baixa renda o qual reduz as faturas dos serviços de água e esgoto. Em São Sebastião do Paraíso, quase 10% das famílias estão inseridas nessa categoria.

O cadastro é realizado por meio do Centro de Referência de Assistência Social - Cras. Periodicamente, a sede da Copasa em Belo Horizonte realiza a atualização desse cadastro junto à Prefeitura, retirando o desconto nas faturas daquelas famílias que não se enquadram mais na Tarifa Social.

 Por fim, vazamentos também podem ocasionar o aumento anormal da conta de água. Em caso de dúvidas, deve-se procurar a Copasa na Avenida Wenceslau Braz. Se o cidadão provar a ocorrência de vazamentos, a fatura receberá desconto.

 

Fonte: http://www.camarassparaiso.mg.gov.br/mostra-aconteceu.php?s=vereadores-questionam-aumento-das-contas-de-agua