Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Escola do Legislativo participa de aula inaugural da Constituição em Miúdos na Escola Municipal Roqu

Escola do Legislativo participa de aula inaugural da Constituição em Miúdos na Escola Municipal Roque Scarano

A Escola Municipal Roque Scarano realizou hoje a aula inaugural da Constituição em Miúdos com os alunos do 5º ao 8º anos do ensino fundamental. Além de falar sobre a proposta do estudo da obra, a Escola do Legislativo participou do evento para apresentar a Gincana do Saber Mirim, competição regional que utiliza o conteúdo estudado para testar o aprendizado dos alunos sobre a Constituição Federal.

Depois de conhecer o projeto, os pequenos foram desafiados com quatro perguntas para avaliar seus conhecimentos e estimulá-los a estudar com afinco o material, que será disponibilizada à rede pública de ensino de São Sebastião do Paraíso pela Escola do Legislativo Prefeito Alípio Mumic, da Câmara Municipal.

Neste ano, dois alunos foram selecionados para representar a escola na etapa municipal da Gincana do Saber Mirim. A dupla que for melhor colocada será a representante do município na etapa regional, que acontecerá em novembro, em São Lourenço.

O diretor da Escola do Legislativo, vereador Vinicio Scarano (SD), falou com os estudantes sobre a importância da participação e do conhecimento sobre política, erroneamente estigmatizada como algo ruim. "A partir dos 16 anos vocês já votam. Se vocês souberem muito bem em quem votar, isso é um grande passo para termos pessoas boas na política. Pesquisem, conheçam o histórico dos candidatos, se eles têm competência para gerir o dinheiro público que mantém essa escola, a saúde, a segurança... A Constituição em Miúdos dará oportunidade para que vocês tenham esse conhecimento, e isso é muito importante porque a política é o maior instrumento para melhorar a qualidade de vida de todos nós", aconselhou.

A diretora da Escola Municipal Roque Scarano, Carla Maria Silva Bárbara, agradeceu a presença. "Estamos muito felizes, esta escola é pioneira no lançamento do projeto. Ele será de grande valia. Nós gostamos muito e abraçamos a ideia, estamos todos entusiasmados".

Para a assessora pedagógica do Ensino Fundamental II, Marília de Souza Neves, que representou a Secretaria Municipal de Educação no evento, a Constituição em Miúdos é uma valiosa oportunidade de exercício da cidadania. "Por meio desse projeto, os alunos terão a oportunidade de estudar mais sobre seus direitos e deveres, conhecer o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ampliando sua visão acerca da importância da politização do indivíduo. Pela relevância do tema, a Secretaria Municipal de Educação possibilitou que tal projeto fosse implementado nas nossas escolas municipais, tornando-se parceira desse trabalho que tende a dar bons frutos, afinal, a escola é um espaço que oportuniza reflexões múltiplas”.

A professora Ana Carolina Bonacini está coordenando a preparação dos alunos Adria da Silva Gonçalves e Isabelly Cristina de Souza para a Gincana do Saber Mirim.  Ela ressaltou a  importância da formação pessoal e cidadã que o projeto oferece aos jovens. "Eles são a esperança para a construção de uma nova política, que é um grande instrumento de transformação social, desde que seja praticada com o objetivo de oferecer uma vida melhor às pessoas", opinou. Nas próximas semanas, a Escola do Legislativo visitará as demais instituições de ensino municipais para participar das aulas inaugurais da Constituição em Miúdos e falar sobre a Gincana do Saber Mirim.

 

Fonte: http://www.camarassparaiso.mg.gov.br/mostra-aconteceu.php?s=escola-do-legislativo-participa-de-aula-inaugural-da-constituicao-em-miudos-na-escola-municipal-roque-scarano