Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Política é assunto de criança, sim! - Alunos do Colégio Objetivo NHN são vereadores mirins por um di

Política é assunto de criança, sim! - Alunos do Colégio Objetivo NHN são vereadores mirins por um dia

Política é assunto de criança, sim! Prova disso é a visita, na manhã desta sexta-feira (13), dos alunos do sexto ano do Colégio Objetivo NHN ao prédio da Câmara Municipal. Bastante interessados em desbravar o Poder Legislativo, as crianças ficaram encantadas com cada fato que aprenderam acerca das funções dos vereadores.

Pesquisa da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) de 2016 aponta que o Brasil figura em 2º lugar entre países que menos se interessam por política, fato que tem preocupado o Poder Legislativo local. Pensando nisso, a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso convida e recebe com frequência alunos a fim de proporcionar uma vivência enquanto "vereadores mirins por um dia".

Pensado para imergir os estudantes do sistema de educação do município na política, o projeto proporciona um passeio pelas dependências da Casa Legislativa, em que a cada passo se aprende um pouquinho mais sobre os mecanismos políticos em esfera federal, estadual e municipal.

Um dos objetivos do passeio é aumentar a capacidade de reflexão das crianças, pois elas são provocadas a apresentar demandas de melhoria que percebem no seu entorno. "É gratificante perceber que as crianças estão abertas à política, especialmente num país como o Brasil", disse a vereadora Cidinha Cerize (PSDB), que recepcionou a turma e comandou a visita.

Ela destacou ainda o teor das solicitações, sensíveis ao bem estar das crianças, animais, idosos e meio ambiente. As demandas foram registradas em um ofício com a assinatura de todos os alunos, o qual será protolocado e enviado ao Executivo Municipal.

A aluna Yasmim Amaral de Moraes Pereira ficou encantada com tudo o que viu e foi enfática: "quero seguir os passos do meu avô!". Dr. Hebert Mumic Ferreira foi vereador dessa Casa Legislativa na gestão compreendida entre 2001 e 2004. Quando perguntados quem pretende representar a população paraisense na Câmara quando crescer, a resposta dos pequenos foi geral: "eu!". Fato que pode estar sendo antevisto pelo vereador Vinício Scarano (SD), que também participou da visita: "arrisco a dizer que daquela turma sairão grandes políticos".

Tânia Rosa de Aguiar é mãe do vereador mirim Miguel. Ela parabenizou a vereadora Cidinha pela iniciativa. "Foi gratificante tanto para as crianças quanto para nós, mães. Acredito que desde pequenos eles têm mesmo que saber como funciona a política, qual a função dos vereadores, do prefeito, assim eles podem crescer tendo a própria opinião". Ela destacou a participação ativa deles durante a visita: "eles foram até a tribuna fazer a sua solicitação. Se eles quiserem fazer um pedido, uma reivindicação, já sabem para quem fazer".

 

Fonte: http://www.camarassparaiso.mg.gov.br/mostra-aconteceu.php?s=politica-e-assunto-de-crianca-sim-alunos-do-colegio-objetivo-nhn-sao-vereadores-mirins-por-um-dia