Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Vereador propõe Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas

Vereador propõe "Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas"

Um novo Projeto de Lei entrou em pauta na sessão ordinária da última segunda-feira (20). A propositura, de autoria do vereador Ademir Ross (PSD), institui a "Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas", a ser realizada anualmente na semana correspondente ao dia 26 de junho, data em que se comemora o Dia Internacional do Combate às Drogas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Projeto autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a fomentar e organizar ações que visam a prevenção, o combate e a conscientização através de campanhas, seminários, palestras, debates, reuniões, workshops, conferências, elaboração de cartilhas, folders e cartazes, dando ampla divulgação municipal. Durante a semana, serão debatidos temas como a dependência química, os motivos que levam as pessoas ao consumo de entorpecentes, valores éticos e religiosos, além de tratamentos, terapias e grupos de autoajuda. A proposta busca a divulgação das mensagens em linguagem acessível, para esclarecer a população sobre as consequências do uso de drogas e fortalecer grupos que tenham como objetivo acelerar a recuperação do usuário.

Se aprovado o Projeto, a Secretaria de Educação poderá implantar nas escolas do município ações como palestras com especialistas, caminhadas, passeatas, atos públicos, seminários antidrogas, exposições e apresentações artísticas sobre o tema, capacitação de professores sobre estratégias de combate ao consumo nas escolas, além de programas de esporte, cultura e lazer. A ideia é também estimular estabelecimentos de ensino privados a realizar tais ações.

Os eventos promovidos poderão ter o envolvimento da comunidade e, sempre que possível, contar com palestrantes e debatedores, com a participação de professores, médicos e pessoas entendidas do assunto.

 

Fonte: http://www.camarassparaiso.mg.gov.br/mostra-aconteceu.php?s=vereador-propoe-semana-municipal-de-prevencao-conscientizacao-e-combate-ao-uso-de-drogas