Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




3ª Semana do Bebê define programação

3ª Semana do Bebê define programação

Com o tema “Cuidado, Amparo e Afeto”, a 3ª edição da Semana do Bebê em São Sebastião do Paraíso definiu a programação que acontece de 22 a 27 de abril, incluindo também atividades em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), hospital da Santa Casa, escolas públicas e particulares e no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). O evento é realizado em parceria com as secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Saúde e Esporte, além de parceiros convidados, e tem o objetivo de trabalhar vínculos entre pais, filhos e educadores, dando visibilidade aos pequenos de 0 a 6 anos.

A abertura acontece na segunda-feira (22), às 8h, no Centro Educacional e Esportivo de São Sebastião do Paraíso (Cessp – Vila Operária), com apresentações artísticas dos alunos da educação infantil municipal e atividades de musicalização com o educador Cícero Mião. Na sequência, às 10h, na Santa Casa, tem a entrega simbólica da chave da cidade ao “bebê prefeito” — a primeira criança nascida na cidade neste dia. À noite, às 19h, tem uma Oficina de Shantala para berçaristas, com a terapeuta ocupacional Franciele Oliveira Pedroso Fagundes, no CMEI Vinício Scarano (Jardim das Paineiras).

Na terça-feira (23), às 14h, tem mesa redonda no Teatro Municipal Sebastião Furlan com o tema “A importância dos laços afetivos no desenvolvimento e acompanhamento dos bebês e das crianças”, com a médica pediatra Solange Tonzar Cunha Nascimento, o psicólogo especializado em Psicanálise, Frederico Teruaky Simosono, a psicóloga clínica, psicoterapeuta e coordenadora do “Meu Quintal Lugar de Brincar”, Ana Paula Queiróz Caetano e a enfermeira de Saúde da Família, Fabíola Aparecida dos Santos.

Uma manhã de brincadeiras abre as atividades de quarta-feira (25), às 8h, na Arena Olímpica João Mambrini, com participação da Vida Ativa, alunos dos CMEIs e Academia Kids Gym. Às 15h acontece uma formação para profissionais da educação infantil com Róger Hansen, no Teatro Municipal. À noite, ele aborda o tema “A arte de educar os bebês e as crianças pequenas”, no Ouro Verde Tênis Clube, com participação especial do Balé Flávia Junqueira. O palestrante é doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSJ) e dedicou-se ao desenvolvimento da pedagogia Florença, sendo pesquisador da infância há mais de 10 anos, além de diretor do Colégio Acadêmico Florença, que atende a crianças de 0 a 6 anos.

Na quinta-feira (25), mais uma mesa medonda, desta vez com o tema “O vínculo nas perspectivas do cuidado, do amparo e do afeto”, com participação do psiquiatra Artur Polano Spreafico, da psicóloga Any Bícego Queiroz e do educador musical e especialista em bebês, Cícero Rodarte Mião. O evento é às 19h no Teatro Municipal, que recebe na sexta-feira (26), às 8h, as psicólogas Fernanda Marquezine e Rosiane Helena Oliveira Rocha que vão palestrar sobre “Gravidez na adolescência: riscos e implicações”. Na parte da tarde, das 13h às 17h, tem o 1º Workshop da Atenção Primária com o tema: “Cuidando para crescer”, também no Teatro.

A Semana termina no sábado (27), na Casa da Cultura, com atividades interativas, escoteiro, apresentações artísticas, tai chi chuan, oficinas e participação da Biblioteca Municipal, das 9h às 13h. A Semana do Bebê foi iniciada há 14 anos em Canela/RS e, desde então, tem avançado para os mais diversos municípios do Brasil. A proposta é conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados daqueles que representam 12% da população brasileira — as crianças entre 0 e 6 anos.

Em São Sebastião do Paraíso, a Semana do Bebê foi instituída em 2016 (Lei Municipal 4.417). A iniciativa tem por objetivos contribuir para a diminuição do índice de mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças de 0 a 3 anos e reduzir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce. Também estão entre as metas informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira infância e conferir visibilidade social às ações pertinentes à questão e que estão em desenvolvimento no município.

PROGRAMAÇÃO PARALELA realizada pelos PARCEIROS:

— CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL — CMEIs

Antonino José Amorim (Vila São Pedro)

Emiliana Ferreira de Souza (Rosentina)

Frei Bruno Rodrigues (Guardinha)

Inês Ferreira Marcolini (Parque São Judas Tadeu)

João XXIII (Santa Tereza)

Messias Alves Luiz Cerize (Jardim América)

Otília Amaral Soares (Jardim Planalto)

Vinício Scarano (Jardim das Paineiras)

— COLÉGIOS PARTICULARES

Colégio Galileu

Colégio Paula Frassinetti

— ESCOLA MUNICIPAL

Wulfida Marcolini - 2º endereço

— UNIDADES DE ATENDIMENTO

Centro de Referência de Assistência Social (Cras)

Hospital da Santa Casa

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3524