Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Cidassp faz planejamento para 2019

Cidassp faz planejamento para 2019

Representantes dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso (Cidassp) reuniram-se esta semana na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a iniciativa teve por objetivo avaliar as atividades que estão sendo desenvolvidas e fazer um planejamento de ações para 2019, conforme  explicou a superintendente do consórcio, Thais Ferreira Júlio. A reunião serviu, ainda, para passar aos consorciados a programação orçamentária em relação ao próximo ano.

“Foi um encontro onde os representantes de cada municípios puderam se manifestar, comentar sobre as ações que estão desenvolvendo, tiraram dúvidas e expuseram de que forma estão trabalhando em relação a destinação dos resíduos coletados”, disse Thais. Ela também mencionou que foi uma oportunidade para tratar valores de receitas e despesas, além de apurar sobre o que os associados esperam do consórcio em 2019.

A superintendente citou que, uma das medidas que estão sendo providenciadas, é a transferência da Licença de Operação Ambiental do Aterro Sanitário de Paraíso. A secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges, acrescentou que já esteve em Belo Horizonte tratando desta questão para viabilizar a autorização para o consórcio que é mais abrangente. “Já demos andamento e estamos nos preparando para que tenhamos a documentação definitiva contemplando todos os municípios consorciados”, anuncia.

Representantes dos municípios manifestaram preocupação em relação à presença da fiscalização nos aterros controlados e que estão multando as prefeituras. “Isso é preocupante, porque se estamos nos consorciando para regulamentar, não podemos ser penalizados”, disse o prefeito de Cássia, Marco Leandro Almeida Arantes, que defendeu a contratação de uma assessoria jurídica específica para atender nesta e em outras questões relacionadas à disposição dos resíduos. A secretária Yara foi solidária e disse que Paraíso também foi denunciada sobre as condições do aterro e recebeu notificação. “A denúncia veio daqui mesmo, mas é reflexo do que herdamos da gestão anterior e que estamos solucionando”, disse.

Além de Paraíso, fazem parte do Cidassp os municípios de Fortaleza de Minas, Itamogi, Monte Santo de Minas, Pratápolis e São Tomás de Aquino. As cidades de Cássia e Capetinga podem ser as próximas a aderirem ao consórcio. De acordo com Thais Ferreira, o prefeito de Cássia teve participação ativa na reunião com vários comentários, dúvidas e sugestões. “Estamos aqui para unir forças, compartilhar realidades e buscar soluções conjuntas. A união de todos é o que fará o resultado final”, completa.

Importância do Consórcio — O prefeito de Cássia comentou, após a reunião, sobre a importância dos municípios atuarem de maneira conjunta. “A experiência de cada município é única, mas quando se trata de meio ambiente, isso abrange a todos. As soluções encontradas em cada integrante é um caminho a ser trilhado e se estamos pensando conjuntamente as respostas serão para todos e isso impulsiona o desenvolvimento regional, de forma sustentável”, opina. Ele destaca que é de fundamental importância que, cada vez mais, as cidades atuem de maneira consorciada para viabilizar projetos, buscar recursos. “Tudo tem um custo estruturante muito grande de se atuarmos juntos os custos caem e os benefícios aumentam para todos”, descreve.

Em relação a Cássia, a cidade já possui um plano de resíduos sólidos e caminha para nova empreitada que é a implantação do tratamento de esgoto. “Estamos em contato com a Copasa para desenvolvermos um projeto, avaliado em R$ 30 milhões”, anuncia. Marco não descarta a possibilidade de ir à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em busca de recursos para amortizar os custos. “Faremos todo o esforço para que tenhamos a cidade com esgoto tratado, mas sem penalizar a população”, conclui.

fotos: Roberto Nogueira

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3402