Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Conselho Rural faz reunião de prestação de contas

Conselho Rural faz reunião de prestação de contas

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável realizou na tarde de quarta-feira, 12, a reunião mensal dos membros para analisar as atividades desenvolvidas no período. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente, Marco Aurélio Alves de Paula, que fez a prestação de contas das principais ações realizadas e serviços prestados aos produtores rurais. “Temos várias frentes de atuação, principalmente relacionadas ao fornecimento de mudas, assistência técnica, revitalização das feiras livres e vários projetos em andamento, alguns deles desenvolvidos em parceria com outros órgãos ligados ao setor”, comenta.

“As reuniões mensais do conselho tem por finalidade apresentar os assuntos que estão em evidência, os projetos, programas,ações e demandas surgidas relacionadas à área rural, principalmente as atividades ligadas ao homem do campo”, explica Marco Aurélio. Ele acrescenta que muitas das atividades atendidas estão relacionadas às associações de produtores rurais espalhadas por toda a extensão do município. “Temos a nossa atuação através dos programas que desenvolvemos, mas trabalhamos também em parceria com outros órgãos que atendem ao setor”, disse.

O Programa de Fomento a Horticultura (PFH) foi um dos temas do encontro. Ele tem capacidade para produzir até 300 mil mudas ciclo e hoje está com 280 mil. Semanalmente saem do Parque Municipal da Serrinha cerca de 70 mil mudas de hortaliças das mais variadas espécies. “O produtor fornece o equivalente a semente e o município entra com a infraestrutura, a mão de obra, o substrato, os nutrientes atendendo aqueles que são cadastrados”, acrescenta Marco.

Além de serem mudas de qualidade, um das vantagens ofertadas aos produtores é a questão dos custos. Uma bandeja com 288 mudas custa no mercado R$18,00 enquanto que a produzida no Parque da Serrinha sai por cerca de R$ 5,00. “São mudas de qualidade e o atendimento é prioritário a quem comercializa nas feiras livres, para a merenda escolar e, mais recentemente, para aqueles que fornecem os produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário iniciou o trabalho para a certificação do primeiro produtor local de hortaliças orgânica. “Também desenvolvemos o projeto para a construção de fossas sépticas, fizemos a organização das feiras livres, temos o programa de disponibilização de máquinas e equipamentos, das patrulhas agrícolas e uma série de outras ações desenvolvidas em parcerias”, ressalta. Recentemente foi iniciado o cadastro para a distribuição de mudas de café para replantio. Serão produzidas 15 mil mudas que deverão ser entregues em fevereiro de 2019. Outra medida é a construção de moradias rurais que está em andamento.

Visita  —  Marco Aurélio anunciou que nas próximas semanas o prefeito Walker Américo deverá visitar comunidades rurais. “Desde o início do mandato ele tem se mantido próximo e ao lado dos produtores e, agora, este laço vai ser mais estreitado, confirmando o apoio que já é oferecido ao setor”, anuncia. Segundo o presidente do Conselho, o prefeito quer conhecer as atividades desenvolvidas nas associações.

Outra medida que está sendo estudada e que deverá ter o lançamento ainda neste ano é a realização de Concurso de Qualidade do Café para os produtores locais. “Temos muito a agradecer e motivações para continuarmos o nosso trabalho, sempre procurando fazer o melhor para atender aos produtores rurais, sejam eles de qualquer setor”, finaliza. A próxima reunião do Conselho deverá ocorrer no dia 10 de outubro.

fotos: Roberto Nogueira

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3417