Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Diretora do Senai apresenta cursos e projetos desenvolvidos pela instituição

Diretora do Senai apresenta cursos e projetos desenvolvidos pela instituição

A diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Sebastião do Paraíso, Gisele Antunes Rocha, ocupou a Tribuna da Câmara Municipal na noite dessa segunda-feira (24), onde apresentou os cursos oferecidos pela instituição e projetos desenvolvidos pelos alunos.

Segundo Gisele, o Senai atende jovens e adultos que estejam no início de sua formação profissional, assim como aqueles que já trabalham e buscam por capacitação e aperfeiçoamento. "Atuamos com jovens a partir de 14 anos. Aqui em São Sebastião do Paraíso atuamos na área de gestão, manutenção mecânica, manutenção elétrica, vestuário e outras áreas que a indústria requisitar. Mesmo que não tenhamos capacidade técnica de imediato aqui no município, podemos buscar em toda a rede de Minas Gerais".

A instituição, que conta com mais de 200 alunos atualmente, possui laboratórios de eletrônica, automação elétrica, predial e industrial, mecânica e costura. "Quando as pessoas entram lá, ficam impressionadas com a estrutura que temos. Já passaram mais de 2 mil alunos pelo Senai, grande parte deles continua estudando, fazendo faculdade e trabalhando na área. Alguns alunos vêm de cidades da região, trabalham o dia todo e à noite estudam em nossas oficinas e laboratórios", destacou.

A diretora afirmou que alunos desenvolveram um acelerador de máquinas de costura para pessoas com deficiência nos membros inferiores, o qual foi premiado a nível nacional no "Inova Senai", uma ação que premia projetos de inovação desenvolvidos por meio de competências alinhadas com as demandas da indústria e do mercado brasileiros. Atualmente, outro projeto desenvolvido pelos alunos, uma lixeira que abre automaticamente através de um sensor de presença, concorrerá no concurso.

O vereador Vinicio Scarano (SD) agradeceu à diretora pelo trabalho realizado e destacou a importância do apoio do Legislativo à instituição. "Eu, particularmente, prego que temos um único caminho para desenvolvermos como cidade, estado e país: através da educação. Vocês são um braço da educação e nós, como Poder Público, temos que apoiar ao máximo a instituição nos cursos e estrutura física; temos que dar condições para que ela se mantenha e consiga ampliar. Gostaria de pedir uma parceria da Escola do Legislativo com o Senai, pois a educação transforma as pessoas, e isso ajuda na segurança, saúde e outros setores", afirmou.

Luiz de Paula (PHS) disse que conheceu as instalações da instituição no início do ano passado e parabenizou alunos e professores. "Nem todas as cidades têm uma escola de tecnologia como o Senai. Semana passada conheci os produtos desenvolvidos pelos alunos, eles têm uma desenvoltura muito grande e falam com coerência e conhecimento".

A diretora Gisele Rocha convidou vereadores e toda a população a conhecer a instituição, que está instalada na Rua Tenente José Joaquim, 1.212. Os interessados em se matricular nos cursos técnicos devem acessar o site www.senaimg.com.br. Segundo ela, os cursos técnicos de eletromecânica e técnico em administração não possuem processo seletivo, apenas exigem pagamento de inscrição e mensalidade. Quando há cursos de aperfeiçoamento, a divulgação ocorre pelas redes sociais e as matrículas se efetivam na própria secretaria da instituição.

 

Fonte: http://www.camarassparaiso.mg.gov.br/mostra-aconteceu.php?s=diretora-do-senai-apresenta-cursos-e-projetos-desenvolvidos-pela-instituicao