Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Famílias carentes recebem alimentos do Pronaf

Famílias carentes recebem alimentos do Pronaf

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agropecuário, começou o atendimento à 150 famílias carentes do município, com a doação de hortifruti através do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). A iniciativa funciona a partir de um convênio celebrado com o Governo do Estado — que fez a aquisição junto aos produtores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As primeiras entregas aconteceram na manhã de terça-feira, 7, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no bairro Santa Tereza.

O prefeito Walker Américo Oliveira esteve presente e falou às famílias que o município está no programa através do apoio do deputado estadual Antônio Carlos Arantes. Nesta seleção, a Prefeitura fez o cadastro dos produtores interessados em participar do convênio. “É bom ver as famílias recebendo os produtos, é um trabalho conjunto entre todos os envolvidos. Foi um avanço para o município e, quem sabe, isso vira um programa permanente”, ressaltou. “Vamos tentar dar continuidade nisto, pois são ítens produzidos em nosso município. Não é fácil, problemas temos muito, mas aos poucos a gente vai se organizando. Agradeço as equipes e aos produtores. Façam bom proveito deste alimento abençoado”, enfatizou.

A cesta básica contém 15 itens, entre eles jiló, repolho, couve, mamão, morango e outros. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcelo São Julião, o critério utilizado para escolha das 150 famílias cadastradas na rede sócio assistencial do município, foi o que determina o edital e vem de encontro com a questão do enriquecimento alimentar destas famílias. “Esta ação ajuda na saúde e bem estar, promovendo a alimentação saudável”, afirmou. A doação dos alimentos será por seis meses e vai atender também as famílias cadastradas nos Cras Guardinha, Mocoquinha, volante e no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas).

A secretária de Desenvolvimento Agropecuário, Yara de Lourdes Souza Borges, ressaltou que a equipe se empenhou muito e o município atendeu a todos os itens do edital para celebrar o convênio com o Governo do Estado. “A agricultura familiar fica fortalecida, pois, hoje, beneficiamos estas famílias num total de 150 que terão esses produtos de alta qualidade”, disse. O produtor rural José Raimundo Melo forneceu alface, salsa, cebola, rabanete e couve. Para ele, este é um auxílio que veio em boa hora. “Tem uma época do ano que temos dificuldade de comercializar o produto e a gente fica satisfeito”, comentou.

Já Marlene Aparecida Milaneze disse que aceitou o convite feito pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário para as mulheres produtoras participarem do programa. “Foi bom porque, além da gente conseguir entregar o produto, vamos ajudar as famílias carentes. Foi a primeira vez que aqui no município temos este projeto e eu fico muito satisfeita", falou. Até o término do convênio, a expectativa é de que seja adquirida pelo Estado cerca de 30 toneladas entre verduras, legumes e frutas.

fotos: Denis Menezes

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3383