IMPOSTO DE RENDA 2023
Anunciadas nesta segunda-feira (27), pela Receita Federal, as novas regras do Imposto de Renda 2023
Realizada no auditório do Ministério da Fazenda, Bloco P, coletiva de imprensa na qual foram anunciadas as novas regras do Imposto de Renda 2023.
A coletiva iniciada pelo subsecretário de arrecadação, cadastros e atendimento, auditor-fiscal Mário Dehon e pelo subsecretário de Gestão Corporativa, auditor-fiscal Juliano Neves, foi conduzida pelo auditor-fiscal José Carlos da Fonseca, responsável pelo programa do Imposto de Renda 2023.
O programa vai ser liberado no mesmo dia da abertura do prazo de entrega do imposto de renda, dia 15 de março.
O período de entrega das declarações do imposto de renda da pessoa física (DIRPF/2023) será de 15 de março a 31 de maio.
Para assistir na íntegra a coletiva de imprensa, clique no link: Coletiva - Receita Federal Imposto de Renda 2023
Os aposentados e pensionistas do INPAR, para enviarem a Declaração de Imposto de Renda, precisarão do Informe de Rendimentos, emitido pelo Instituto. Os informes de rendimentos estarão disponíveis a partir do dia 01 de março de 2023. Para solicitar seu informe de rendimentos do INPAR, compareça ao Instituto ou entre em contato através de um de nossos canais de atendimento.
Quem está obrigado a enviar a Declaração de Imposto de Renda?
Os cidadãos (pessoas físicas), residentes no Brasil, que no ano-calendário (ano anterior ao da entrega da declaração) se enquadraram em uma das situações previstas, estão legalmente obrigados a enviar a declaração de imposto de renda à Receita Federal.
Quem estiver obrigado e não enviar a declaração até o fim do prazo legal, recebe multa pela falta ou pelo atraso na entrega. Enquanto não enviar a declaração, a pessoa fica com seu CPF na situação "pendente de regularização".
Para saber se você se enquadra em uma das situações de obrigatoriedade de envio da declaração e prazos, consulte www.gov.br.
O Inpar recomenda que os aposentados e pensionistas busquem orientação com um(a) contador(a) para tirar suas dúvidas.
Maiores informações e obrigatoriedade, clique no link abaixo: