Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Paraíso inicia vacinação contra Influenza

Paraíso inicia vacinação contra Influenza

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso realiza de 10 de abril a 31 de maio a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), seguindo o calendário nacional. O público-alvo são crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres em pós-parto), servidores da saúde, idosos, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores e portadores de doenças crônicas, totalizando mais de 21 mil pessoas. A meta é atingir 90% nos postos e locais de vacinação.

Na área urbana, a vacina será aplicada a partir de quarta-feira, dia 10, no horário de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USFs) São Judas – rua Alfredo Serra Júnior, s/nº; Vila Formosa – rua Maria Abadia Amaral Malaguti, 180; Vila São Pedro – rua Francisco Quintino, 181; Posto de Puericultura – rua Gedor Silveira, s/nº, centro; e na USF do distrito de Guardinha. O dia nacional da campanha será em 4 de maio, das 8h às 17h, nas salas de vacinação de rotina.

Na zona rural, a vacinação acontece dia 25 abril (Termópolis), 8 de maio (Morro Vermelho), dia 9 (Napoleão Volpe), dia 10 (Roque Scarano) e dia 30 de maio (Barreirinho). Nos Centros Municipais de Educação Infantil, as datas são as seguintes: dia 15 de abril (CMEI João XXIII – Santa Tereza), dia 16 (Inês Ferreira Marcolini – São Judas), dia 23 (Vinício Scarano – Jardim das Paineiras), dia 24 (Antonino José Amorim – Vila São Pedro), dia 26 (Emiliana Ferreira de Souza – Rosentina), dia 29 (Messias Alves Luiz Cerize – Jardim América) e dia 30 (Otília Amaral Soares – Jardim Planalto).

A campanha ainda acontece na Casa Menino Jesus (dia 24 abril) e no segundo endereço das escolas municipais Wulfida Marcolini (dia 2 de maio) e Campos do Amaral (dia 3). Em todos os locais é necessário levar o cartão de vacina. A população a ser vacinada é composta por 1.232 bebês de 6 meses a 2 anos, 2.422 crianças de 2 a 4 anos, 816 com idade de 5 anos. As gestantes somam 616 e as puérperas 101. Os trabalhadores da saúde são 1.974, idosos: 8.628, pessoas com doenças crônicas: 4.672, professores: 674, pessoas privadas de liberdade: 264 e funcionários do setor prisional: 52.

Saiba mais — O Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada. Porém, em alguns casos, pode evoluir para uma forma grave. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirar. Existem três tipos: A, B e C, sendo este último causando apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionada com epidemias. O vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o do tipo A responsável pelas grandes pandemias.

Cobrir o nariz e a boca enquanto espirra ou tosse, evitar tocar a boca e o nariz, lavar as mãos com água e sabão e use álcool gel 70%, melhorar a circulação de ar abrindo as janelas, evitar muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas e manter hábitos saudáveis como se alimentar, dormir bem e fazer exercícios são alguns cuidados que as pessoas podem tomar, evitando, assim, o vírus da Influenza.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3521