Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Paraíso participa da Plenária Estadual 2019 do Parlamento Jovem na ALMG

Paraíso participa da Plenária Estadual 2019 do Parlamento Jovem na ALMG

Nesta sexta-feira (20), a Câmara Municipal está na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e participa da Plenária Estadual do Parlamento Jovem de Minas, encerrando um trabalho iniciado desde fevereiro com os alunos do ensino médio de São Sebastião do Paraíso.

Este é o quinto ano consecutivo em que Paraíso participa do projeto, que discutiu em 2019 a discriminação étnico-racial. Durante cerca de 20 oficinas semanais, a turma aprendeu sobre política e discutiu propostas para combater a discriminação no estado. As ideias votadas a nível municipal foram novamente analisadas no âmbito do Polo Sudoeste, composto por São Sebastião do Paraíso, Guaxupé, Poços de Caldas e Itaú de Minas.

A etapa estadual, que reúne os alunos de todos os polos mineiros, é o momento em que são discutidas e votadas todas as propostas priorizadas nas regionais. As escolhidas serão encaminhadas à Comissão de Participação Popular, analisadas pelos deputados e podem se tornar leis estaduais. Neste ano, 125 jovens participam dessa etapa. 

Marcelina Ramos é a aluna eleita representante de São Sebastião do Paraíso na etapa estadual. "É uma experiência nova, muito boa. Quando começou este ano, eu não imaginava que ia conhecer o Parlamento Jovem e chegar até aqui. O PJ mudou a minha visão sobre política e, com certeza, ano que vem vou participar de novo", disse, minutos antes do início da Plenária Estadual.

"Os jovens trazem esperança para a política de que é possível construir coletivamente soluções e, de maneira civilizada, fazer conviver pontos de vista diferentes", afirma Ruth Schmitz de Castro, gerente geral da Escola do Legislativo da ALMG.

Os alunos permanecem em Belo Horizonte de quarta (18) até sábado (21). Eles também são responsáveis por votar o tema a ser debatido no próximo ano, dentro da sugestões apresentadas pelos polos. Em 2020, o tema será "Meio ambiente e desenvolvimento sustentável". Os jovens interessados em participar podem procurar a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. No início do ano que vem, divulgaremos o período de inscrições.

 

Fonte: http://www.camarassparaiso.mg.gov.br/mostra-aconteceu.php?s=paraiso-participa-da-plenaria-estadual-2019-do-parlamento-jovem-na-almg