Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Prefeitura realiza semana de prevenção ao câncer bucal

Prefeitura realiza semana de prevenção ao câncer bucal

A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, realiza a Semana de Prevenção do Câncer de Boca. A iniciativa tem por objetivo estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal a partir da participação de profissionais e especialistas. Serão visitadas empresas onde serão feitos autoexames e, havendo a identificação de algum caso mais grave, haverá o encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicos (CEO).

A campanha surgiu a partir da Lei Federal 13.230/2015 que institui a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal — realizada anualmente na primeira semana de novembro. Com a nova legislação, desde 2016 o Governo Federal e os governos estaduais e municipais passaram a desenvolver ações destinadas ao tema. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima-se que, anualmente, surjam cerca de 15.700 novos casos no Brasil,  sendo 11,2 mil em homens e 3,5 mil em mulheres.

O câncer de boca ou bucal é o que afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. Os principais sinais que devem ser observados são o surgimento de lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha); nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Nos casos mais avançados observam-se sintomas como dificuldade na fala, de mastigação e de engolir; sensação de que há algo preso na garganta. A recomendação é para que em qualquer um desses casos, seja procurado um médico odontológico.

Trata-se de uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce. Abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene oral, e outras atitudes como estas, diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.

Conforme Fernanda Caproni, coordenadora do setor de Odontologia da Prefeitura, a campanha envolverá todos os profissionais do setor no município, passando pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), lojas como Magazine Luiza e empresas como a Andacco, Curtume Cacique, Cantieri e Fazenda Tonin. Estudantes da Escola Estadual Clóvis Salgado participarão de um matriciamento com agentes comunitários de saúde e técnicas de enfermagem.. O encerramento da campanha será no sábado, dia 10, com atividades entre 9h e 12h na Praça comendador José Honório (Matriz), quando acontece trabalho de prevenção e conscientização aberto à população.

Também nas Unidades de Saúde da Família haverá um dia da semana a chamada “Sala de Espera”, quando um grupo de pessoas serão atendidas, sendo passadas orientações e realizados exames. Nas unidades onde não há dentista, o atendimento será feito por profissionais que atendem no CEO. As pessoas interessadas devem buscar mais informações nas USFs.

O desenvolvimento do câncer de boca está muito relacionado ao estilo de vida. O fumo e o álcool ainda são os principais fatores, com 90% dos casos associados a esses hábitos, bem como, a prática saudável de alimentação. De acordo com Fernanda Caproni o objetivo da campanha é incentivar a criação de hábitos que contribuem para a melhoria de qualidade de vida e diminuição da incidência da doença na população. Aliar o conhecimento dos sintomas à realização de cuidados com higiene da boca e consultas regulares ao dentista pode evitar que a doença seja apenas diagnosticada em estágios mais avançados, ajudando a salvar vidas, comenta.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3455