Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Programa Mais Genética é inaugurado em São Sebastião do Paraíso

Programa Mais Genética é inaugurado em São Sebastião do Paraíso

O lançamento do Programa Mais Genética em São Sebastião do Paraíso foi realizado na noite dessa quarta-feira (12), no Plenário da Câmara Municipal. O programa visa à melhoria da qualidade genética dos bovinos e da bacia leiteira do Sul e Sudoeste de Minas Gerais e prevê a formação de inseminadores e a montagem de uma infraestrutura que abrange desde a doação de botijões de sêmen, instrumental de inseminação e material genético para o município. Os produtores são beneficiados gratuitamente. 

O programa, uma iniciativa do deputado federal Emidinho Madeira (PSB), é coordenador pelo Governo de Minas Gerais, em parceria com as prefeituras e com apoio de órgãos  como Emater-MG e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho. 

Além de inseminadores, produtores rurais e representantes de associações do município, estiveram presentes a vice-prefeita Dilma Oliveira; o presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável Marco Aurélio Alves de Paula; a secretária municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente Yara Borges; os assessores parlamentares do deputado Emidinho Madeira, Leandro Lino das Graças, Diomar Mariotti Filho e Sávio dos Reis Dutra; e os vereadores Lisandro Monteiro (SD), Luiz de Paula (PHS) e Ademir Ross (PSD).

"Hoje, o Mais Genética é realidade e temos o privilégio de anunciar que já está funcionando em São Sebastião do Paraíso", disse Diomar Mariotti Filho. Leandro Lino das Graças coordena regionalmente o programa e destacou que ele já atende 63 cidades da região, sendo inseminadas mais de 24 mil vacas. 

Yara Borges esclareceu que o programa é voltado a todos os produtores de leite. As grandes propriedades poderão receber até 30 doses de sêmen por ano. Não há limites para pequenos e médios produtores. "Basta que o interessado vá até a Secretaria de Meio Ambiente, lá disponibilizamos um inseminador que se deslocará até a propriedade para realizar a inseminação, com custo zero para o produtor rural". Ela esclareceu ainda que a Prefeitura será responsável pelo fornecimento dos inseminadores, pelo recarregamento dos botijões com nitrogênio e pela logística do programa.

O material genético disponibilizado é proveniente de animais já testados das três principais raças leiteiras: Holandesa, Girolando e Gir Leiteiro. Marco Aurélio Alves de Paula afirmou que o programa trará benefícios diretos aos produtores de leite, melhorando o seu rebanho. "Será agregado valor porque ele vai ter um animal de melhor qualidade, vai valer mais, vai consumir o mesmo alimento que o outro consumia e vai produzir mais leite, trazendo uma renda melhor". 

A vice-prefeita Dilma Oliveira pontuou diversas dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais, com destaque para a precariedade das estradas. "A gente sabe das dificuldades, fico muito feliz que esteja dando certo [o programa]. temos que lutar unidos para fortalecer nossa região". 

 "Com o lançamento do Programa Mais Genética, haverá um grande benefício aos produtores rurais de nossa região. Quero agradecer a todos que fizeram parte desse programa que vai mudar a genética no nosso município", afirmou o presidente da Câmara Lisandro Monteiro, destacando a importância do programa.

O vereador Ademir Ross agradeceu o empenho dos envolvidos para que o programa pudesse chegar até São Sebastião do Paraíso. "Foi um longo caminho, de muito trabalho, espero que todos os produtores possam se beneficiar. Os interessados, as comunidades e bairros rurais devem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e se cadastrarem".

Luiz de Paula, presidente da Comissão de Agricultura, Indústria e Comércio da Câmara afirmou que essa é o lançamento é "uma data muito importante, será um grande benefício a todos os produtores de leite, será um melhoramento genético. A equipe do deputado federal nos mostrou a importância do Programa Nosso Mel, que também será implantado em nosso município. O programa aqui para a nossa região será um sucesso, sugiro a todos os produtores que façam parte".

Programa "Nosso Mel"

Sávio dos Reis Dutra participou do evento para apresentar outro projeto que está sendo desenvolvido para o incentivo e desenvolvimento da produção de mel na região, o "Nosso Mel". A ideia é trabalhar desde a capacitação de apicultores, o fornecimento de apiários, até estratégias de escoamento do mel produzido.

 

Fonte: http://www.camarassparaiso.mg.gov.br/mostra-aconteceu.php?s=programa-mais-genetica-e-inaugurado-em-sao-sebastiao-do-paraiso