Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Sesc devolve área para Ufla implantar campus

Sesc devolve área para Ufla implantar campus

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MG) devolveu na manhã de sexta-feira, 13, para a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, a área de 150 mil metros quadrados, localizada no Jardim Mediterranèe. O local será destinado à Universidade Federal de Lavras (Ufla) para a implantação de um campus. Já o Sesc recebeu das mãos do prefeito Walker Américo Oliveira a escritura da Praça de Esportes Castelo Branco, onde fará investimentos e melhorias na ordem de R$ 12 milhões. “Esta é uma data histórica para o nosso município, um verdadeiro marco. Desde que assumimos a administração municipal, em setembro de 2016, vimos trabalhando para que o Sesc retomasse esta obra em São Sebastião do Paraíso e foi um compromisso assumido pela diretoria da época. Hoje garantimos para a nossa cidade duas instituições importantíssimas. A força política faz com que isso aconteça e o sonho de ter um Sesc e uma universidade federal se tornem realidade. Será um ganho não apenas para a educação local e regional, mas também para a nossa economia, o comércio local, o mercado imobiliário e o de serviços", afirmou o prefeito.

Na mesma reunião, Walker assinou o projeto de lei que repassa à Ufla a área que antes pertencia ao Sesc. O documento será protocolado no início da próxima semana na Câmara e os vereadores terão que apreciar e aprovar a cessão da área. O valor total estimado pela instituição para as obras do campus é de R$ 37 milhões. As atividades devem ser iniciadas em instalações provisórias neste segundo semestre. A Prefeitura também vai firmar um convênio com o Sesc até 31 de dezembro para manter os jogadores que treinam nas dependências da Praça de Esportes.

"Temos um rito a seguir e o pessoal da área de engenharia e arquitetura estará na cidade para promover as futuras adequações na Praça de Esportes”, afirmou o diretor do Sesc, Luciano Assis Fagundes. Ele lembrou o protocolo de intenções assinado há 12 meses com a Prefeitura envolvendo os dois imóveis e garantiu que as pessoas poderão usufruir do clube por um custo até mais barato do atual. "Estamos mudando a história e levando o Sesc para outra área onde poderemos mostrar nosso trabalho e trazer esporte, saúde e entretenimento para a população", ressaltou o presidente interino da entidade, Lúcio Emílio de Faria Júnior.

A ex-prefeita Marilda Petrus Melles representou os deputados Carlos Melles (federal) e Antônio Carlos Arantes (estadual) que não compareceram à reunião em respeito ao período eleitoral. Ela comentou o início da vinda do Sesc para o município, em abril de 2004, e a doação da área pela família Brandão. "Paraíso se transforma e dá um passo muito importante, pois ganha duas instituições respeitadas no Brasil inteiro", destacou. O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ulisses Araújo Silva, ressaltou a mudança de realidade com a vinda das instituições e agradeceu a participação e apoio de todos para que isto se concretizasse. Já a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia de Oliveira Preto, lembrou o estudo de viabilidade técnica que foi solicitado para a implantação da universidade e destacou que os alunos de hoje serão beneficiados com a vinda da Ufla.

"Parabenizo a cidade por conseguir efetivar estes dois projetos e nosso objetivo maior é transformar a Ufla de Paraíso em um polo regional de educação de excelência e qualidade", afirmou o pró-reitor de graduação, Ronei Ximenes Martins. "Além de fazer história, todos os envolvidos trazem esperança com o que está sendo plantado aqui na cidade na área de Educação", ressaltou o professor Raphael Sanches..  Para o campus de Paraíso a proposta inicial é à implantação dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), Engenharia de Produção (ênfase em agronegócio), Engenharia Industrial (ênfase em agroindústria) e Engenharia de Software (ênfase em automação do agronegócio e da agroindústria).

A reunião na Prefeitura contou com a participação da vice-prefeita Dilma Oliveira, dos representantes de cartório de registro de imóveis, Renato Palacini e Paulo Lauria, secretários municipais, assessores parlamentares e os vereadores Jerônimo Aparecido da Silva, José Luiz das Graças, Maria Aparecida Cerize Ramos, Luiz de Paula, Paulo Cesar de Souza, Sérgio Gomes e Vinícius José Scarano Pedroso que, em nome do Legislativo, destacou o alinhamento político quando todos pensam em comum pelo bem do município. Ao final, o prefeito Walker convidou a todos para fazerem uma oração como forma de agradecimento pelas conquistas anunciadas para o município.

fotos: Denis Menezes

 

Fonte: http://www.paraiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3362