Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




USFs de Paraíso são bem avaliadas no Pmaq-AB

USFs de Paraíso são bem avaliadas no Pmaq-AB

No Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq-AB) do Ministério da Saúde, as 18 Unidades de Saúde da Família (USFs) de São Sebastião do Paraíso tiveram um excelente resultado na avaliação do 3º Ciclo. Esta nota atribuída pelo Ministério da Saúde em setembro aponta que, das 18 unidades do município, 17 tiveram nota “ótima” e uma “muito bom”. No Brasil foram avaliadas 34.774 equipes. Deste número, 937 tiveram nota “ótima”. Em Minas Gerais foram avaliadas 4.993 USFs. Receberam nota “ótima” apenas 169 equipes — deste número, 17 estão em Paraíso, correspondendo a 10% do total do Estado.

O Pmaq-AB tem como o objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. Nesta avaliação, são verificados estrutura física, processo de trabalho e satisfação dos usuários. No município, aderiram ao programa as USFs, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

O programa foi lançado em 2011 e, desde então, o município vem melhorando seus resultados a cada ano. No 1º ciclo foram avaliados 16 USFs das quais 15 tiveram nota “ótima” e uma classificada como “boa”. No segundo ciclo foram avaliadas as 18 equipes, sendo cinco certificadas com “ótima”, 12 com nota “bom” e uma “regular”.

“Mais uma vez ficamos muitos felizes com o resultado, que só foi possível por termos no município uma equipe comprometida, responsável e capaz, a qual eu parabenizo e agradeço por todo empenho e serviços prestados aos munícipes de Paraíso”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Wandílson Bícego. De acordo com ele, por mais que falam, a saúde de Paraíso está cada vez mais se destacando de forma positiva, atendemos mais de duas mil pessoas por dia. “Entramos em mais de mil casas por dia e, com certeza, não iremos conseguir agradar a todos, mas os resultados mostram por si, não somos nós que inventamos números, trabalhamos para oferecer o de melhor para a população”, ressalta.

O secretário salientou, ainda, investimentos na Atenção Básica. “Sabemos que esta é a melhor política, pois vai prevenir doenças e promover saúde e esta avaliação do Pmaq, além de outras que passamos recente, vem mostrar que esta gestão do prefeito Walker está no caminho certo, mesmo passando por pedras e espinhos vamos chegar ao objetivo que é colocar novamente Paraíso nos trilhos, e mostrar que aqui é o melhor para se viver”, afirmou Wandílson.

foto: arquivo Comunicação (Manoel Ribeiro dos Santos)

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3416