Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




USFs desenvolvem grupos de controle ao tabagismo

USFs desenvolvem grupos de controle ao tabagismo

Três Unidades de Saúde da Família de São Sebastião do Paraíso mantém grupos de apoio a quem deseja parar de fumar. O programa de controle ao tabagismo é nacional, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com as prefeituras. No município, os grupos estão nas USFs Estação, João XXIII e Lagoinha, que recebeu nesta quinta-feira, 27, a visita do prefeito Walker Américo Oliveira, do secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego e do vereador Ademir Alves Ross, que foram conhecer o trabalho.

Para fazer parte do programa, a pessoa precisa ir até a Unidade de Saúde do bairro, fazer um cadastro e uma entrevista com a enfermeira. “São três meses de tratamento, onde o paciente comparece a uma reunião semanal durante as quatro primeiras semanas, duas quinzenais e uma mensal ao final do ciclo”, informou a farmacêutica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e responsável pelo programa em Paraíso, Gismar Monteiro Castro Rodrigues. A Prefeitura, em parceria com o Estado, oferece apoio psicológico, terapêutico e o medicamentoso, incluindo os adesivos.

O paciente Américo Neto começou a participar das reuniões por indicação de amigo. Ele afirma que melhoraram seu ânimo e formas de respirar e se alimentar. “Participo há 15 dias, mas já sindo que minha saúde é outra, aqui a gente aprende com os outros e tenho visto os resultados”. Para ele, o apoio da Prefeitura ao programa também é importante. “A medicação é cara e com esta ajuda de custo fica viável, no entanto, o paciente precisa levar a sério as reuniões, pois a nicotina é a pior droga e o cigarro uma dependência química”, ressalta.

Outra paciente, Neusângela Aparecida Lopes, também comentou sobre sua participação no grupo, dizendo estar confiante de que vai conseguir abandonar o cigarro. “Fumo há 23 anos e tinha este desejo de parar, mas não conseguia sozinha. Para mim está sendo muito bom, pois aqui no grupo um ajuda o outro”. Informações podem ser obtidas das 7h às 16h nas USFs que mantém o programa: Estação – Avenida Oliveira Resende, 907, telefone 3558-1900; João XXIII – Rua Francisco Quintino, 181, Vila São Pedro, telefone: 3539-1051 e na Lagoinha – Praça Santa Paula Frassinetti, 37, telefone: 3539-1105.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3548